“Ministério movido a marketing”, por John Macarthur

ATENÇÃO: As palavras em CAIXA ALTA são minhas. As outras, são do John Macarthur em seu livro: “Com Vergonha do Evangelho.”

A nova filosofia é objetiva: a igreja está competindo com o mundo. O mundo é hábil em captar a atenção e os sentimentos das pessoas (VIDE OS 03 NA IMAGEM). A igreja, por outro lado, tende a ser muito pobre na “venda” de seu produto. Portanto, o evangelismo deve ser visto como um desafio marketing, e a igreja, teoricamente, deveria colocar o evangelho no mercado da mesma forma que todas as empresas modernas colocam os seus produtos. Isso requer mudanças fundamentais.

O objetivo de todo marketing é “deixar o produtor e o consumidor satisfeitos(ELES PREGAM ISSO, A SATISFAÇÃO DO EGO, DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS), então, tudo o que tende a deixar o “consumidor” insatisfeito precisa ser jogado fora (E ELES NÃO PREGAM CONTRA O PECADO, NÃO QUEREM SEREM VISTOS COMO “PESADOS CONTRA O ERRO” ASSIM COMO JESUS SEMPRE FOI PESADO. COM SUAS FALAS MASSAGEIAM AS EMOÇÕES DO PÚBLICO E PRIMAM PELO O SUCESSO INDIVIDUAL). A pregação, especialmente a que fala sobre pecado, a justiça e o juízo, é confrontadora demais para ser verdadeiramente satisfatória. A igreja necessita aprender a “divulgar” a verdade de forma a divertir e entreter (E É O QUE ELES FAZEM, DIVERTEM E ENTRETEM O POVO COM MENSAGENS LÂGUIDAS).

Tudo isso soa bastante moderno, bastante perspicaz, mas não é bíblico; e empurra a igreja em direção à encosta escorregadia. Os princípios de marketing estão se tornando o árbitro da verdade. Os elementos da mensagem bíblica que não se encaixam no plano promocional são omitidos. O “bom senso” de marketing exige que o escândalo da Cruz seja minimizado. A estratégia de vendas requer que hoje assuntos negativos (a ira divina, por exemplo) sejam evitados (JESUS FOI O QUE MAIS FALOU SOBRE A IRA VINDOURA, E ELES NÃO DIZEM).

A satisfação do consumidor demanda que o padrão da justiça não seja elevado demais (PORQUE SE FOR, IRÁ FERIR AS PESSOAS E, ENTÃO, ELAS NÃO GOSTARÃO E PARARÃO DE SEGUÍ-LOS). Dessa forma, as sementes de um evangelho aguado estão sendo plantadas através da própria filosofia que norteia muitos ministérios hoje (EXISTEM MAIS POR AÍ, MAS, ESSES TRÊS MOSQUETEIROS AÍ ESTÃO EM VOGA). E não se engane, a nova filosofia está alterando a mensagem que a igreja anuncia ao mundo, embora muitos que propagam essa ideia considerem-se leais à doutrina bíblica. O cristianismo está novamente em declínio.

PRECISAMOS DE UMA REFORMA TEOLÓGICA URGENTE.