Todos temos problemas. Tenha em mente três nuances…

Numa experiência pessoal, após uma exordial conversa com um colega do trabalho, dizendo que eu, particularmente, tenho percebido que os problemas de certa forma, tem me dado uma paralisada no ânimo, na vida... Foi aí que ele me disse: “Mas, todo mundo tem problema, rapaz, eu também tenho vários!

Sim, é bem verdade que todos temos problemas. Quando alguém diz que “está passando por grandiosos problemas”, outros geralmente tendem a minimizar a problemática, sempre o problema do outro é frescura ou fácil de se resolver. Claro, alguns até que são mesmo, mas, com o escopo de explorar mais um pouco o tema em voga, vamos analisar 3 nuances.

Você tem problema? Eu tenho? Mas existem três nuances que não podem ser esquecidas.

(1)Sim, todos temos problemas, uns mais, outros menos. Que todos temos algum tipo de problema na vida, é óbvio, mas, a bem na verdade, uns tem mais problemas, outros menos. Ninguém tem os mesmos problemas do que o outro; a mesma quantidade. Impossível! Muita calma ao minimizar o problema do próximo!

(2)Sim, todos temos problemas, mas, em intensidade diferente. Cada um tem tipos de problemas em intensidade diferenciada. Não posso dizer que ‘o problema da morte de um filho, por exemplo, seja maior, do que o outro que o filho apenas adoeceu.’ Cada problema tem um nível peculiar de intensidade. É hipocrisia minimizar o problema do outro sem avaliar que cada problema tem sua própria intensidade. Vai devagar ao reduzir ao nada o problema do teu semelhante, pode ser que a intensidade do problema dele seja gigantesca e o seu, pequeno demais.

(3)Sim, todos temos problemas, mas, nem todo mundo tem a mesma estrutura psíquica para suportar determinados problemas. Cada um tem o aporte psíquico para suportar determinados problemas. Talvez eu consiga suportar determinados problemas, sem somatizar, você talvez não. O que eu suporto, você pode não suportar, e, o que você suporta, posso eu sucumbir. Por isso, nunca despreze, nunca menospreze e tripudie do problema alheio; você não sabe nada o que ele sente e, qual a capacidade psíquica dele para suportar sua própria problemática.

Problemas serão sempre problemas. Desde que sejam problemas mesmo.

Abraços.