O diabo adora o tal do: “Faça o que quiser, o que importa é ser feliz!”

Felicidade, para muitos, está atrelada a dinheiro, fama, sucesso, amantes, carros, bens… Quem diz: “O que importa é ser feliz!”, está disposto a fazer de tudo para alcançar a tal felicidade. Na volúpia em ser feliz, o indivíduo, em geral, se precipita e comete equívocos. Gente que em nome da felicidade passa por cima de todos, usa pessoas, faz tráfico de influência, engana, ludibria, mente, trai e toma diversas outras decisões erradas; tudo porque colocou na cabeça que “O que importa é que eu seja feliz, não importa como!”


Num primeiro momento, essa busca pode ser que lhe traga a felicidade que almeja, mas, certamente será uma felicidade sem sustentação, pois veio como fruto do erro; é uma felicidade que não provém de Deus, que não advém da paz que Cristo dá, mas na que o mundo oferece. Jesus disse que o mundo oferece uma paz, mas não é a paz que Ele dá: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá (Jo 14.27).

Essa felicidade buscada a todo custo, é uma felicidade que não preencherá o vazio da sua alma e nem satisfará os gritos incessantes do seu coração, porque, felicidade nunca diz respeito em Ter, mas, em Ser.


Em seu sermão no Monte das Oliveiras Jesus usou a terceira pessoa do Verbo SER no Indicativo Presente, para nos mostrar que a Felicidade tem a ver com SER e não com TER. Ele disse: “Bem-aventurado (feliz) os que SÃO (ser)…” (Mt 5)

O diabo é o oposto de Jesus. Se em Jesus felicidade significa Ser, o diabo pressupõe o contrário, para ele, felicidade é Ter.

A.W. Tozer, quando o assunto é felicidade disse: “O ideal do verdadeiro cristão não é ser feliz, mas ser santo. Somente um coração santo pode ser a habitação do Espírito Santo.1

Sabedor que o ser humano deseja TER, o diabo é o maior interessado pra que vivamos dizendo: “O que importa é ser feliz!” Quando ele disse a Jesus: “Tudo isso te darei se prostrado me adorardes” (Mt 4), ele estava claramente dizendo que para Jesus obter todos os reinos do mundo e tudo que o mundo oferece, ele deveria adorá-lo como Deus, i.e., Jesus deveria errar, pecar, em troca, teria tudo…

Sim, o diabo adora quem diz: “O que importa é ser feliz!”

Não busque ser feliz. Buque a Deus, dEle provém a fonte da verdadeira Felicidade.

Grande abraço.

  1. “Peregrinos da eternidade”, Tozer A. W. ↩︎