A Juventude e o Eclesiastes

Ontem, vi um vídeo que demonstrava a rebordose de um jovem, em virtude de uma live de um famoso DJ aqui no Brasil.

Observando a sua insensatez e a irreflexiva escolha de vida que fez, é muito ruim a gente olhar e perceber que a fase de maior ímpeto e vigor na vida humana – que é a juventude –, está sendo jogada fora com tanta facilidade.

Percebendo isso, o escritor Bernard Shaw disse certa vez, que “a juventude é preciosa demais para ser desperdiçada com os jovens.”

Quem sabe, corroborando com isso, Nelson Rodrigues tenha dito que “os jovens tem todos os defeitos dos adultos e mais um: a inexperiência!”.

A inexperiência, talvez, seja a maior patrocinadora de maus comportamentos.

Todavia, em Deus, há sempre meios para que se possa seguí-lo e evitar maus futuros, por isso que alguns autores bíblicos faziam questão de orientar os jovens. Não é raro, mas é frequente, vermos orientações aos jovens na bíblia.

Quando o sábio Salomão DIZIA: “Filho meu, guarda os meus conselhos e mandamentos, aceite as minhas palavras, não esqueça os meus ensinos, a minha instrução…”, ele estava dizendo que o que reduz os maus efeitos da inexperiência, é aprender a ouvir e decidir seguir sensatos conselhos e bons caminhos, para viver a vida – não sem luta –, mas como plena paz em meio as lutas.

PORTANTO, encerro com Ec 11:9,10:

Alegra-te, jovem, na tua juventude, e alegre-se o teu coração nos dias da tua juventude, anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.”

Rubens Júnior,
Campos/RJ,
09/08/2020